sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Missa Solene Jesus Cristo Rei do Universo (24/11/2013) Cantos / Hinos para Missa




Liturgia do dia 24 de Novembro de 2013.

Oração do Dia

Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª LEITURA

Leitura do Segundo Livro de Samuel

Naqueles dias, todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. Tempos atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ‘Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe’”.
Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. 

SALMO DE RESPOSTA

— Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!
— Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando ouvi que me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”/ E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor./ Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

2ª LEITURA

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses

Irmãos: Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. Ele é a Cabeça do Corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz. 

EVANGELHO

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas

Naquele tempo, os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”
Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”
Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.
Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”
Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”.
Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.  

Palavra da salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

SUGESTÕES DE CANTOS PARA A MISSA:

Entrada:
- A Festa do Rei Jesus 
Cifra e Video
- Jesus é o Rei 
- O Senhor é Rei 
   
Ato Penitencial:
- Kirie Eleison (Com. Shalom)
- Senhor tende piedade, compadece-te
- Eu Confesso a Deus
Cifra e Video
- Senhor que Vieste Salvar
- Quero Confessar 
- Senhor que Vieste para Perdoar
- Pelos Pecados
- Tende Piedade
- Senhor Vós Sois o Caminho
- Kirie Eleison (Nando Mendes)
Cifra e Video 
- Senhor, Tende Piedade (Pai de Infinita Bondade)

Glória:
- Hino de Louvor VI
- Cantemos Glória
- Glória a Deus nas Alturas  
- Louvores a Deus - Liturgico 
- Glória, Anjos do Céu
Cifra e Video
- Gloria a Deus no Céu e Paz na Terra 
- Glória a Deus nos altos Céus

Salmo:
- Salmo 121
Cifra e Audio

Aclamação:
- Aleluia, a minha alma abrirei

Ofertório:
- As nossas ofertas de Vinho e de Pão
Cifra e Video
 - A Ti meu Deus
- Quando o trigo Amadurece
- Pão e Vinho
Cifra e Video
- A mesa Santa que Preparamos
- Os Grãos que se Formam Espiga
- Minha Vida Tem Sentido
- Meu coração é para Ti, Senhor
- Um coração para amar
- Bendito sejais

Santo:
- Deus é Santo 
Santo - Pe. Cleidimar Moreira
Hosana, Ao nosso Deus

Paz:
- Esteja Sempre com Você
- Bom e Agradável
- Shalom, te amo

Cordeiro:
- Cordeiro de Deus
- Cordeiro de Deus (Opção 2)

Comunhão:
- Eu sou o Pão do Céu
Cifra e Video 
- Feliz o homem que ama o Senhor
- De Coração
- Verbum Panis
- Eis que sou o pão da Vida
- Como és Lindo
Cifra e Video
- O Pão da Vida, a Comunhão
Cifra e Video 
- Toma e Come
  
Pós-Comunhão:
- Diante do Rei 

Final:

11 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO MEU AMIGO ! EXCELENTE SEU BLOG, SEMPRE ESTOU POR AQUI. O MAIS LEGAL É QUE SUAS POSTAGENS SÃO FEITAS COM ANTECEDÊNCIA, ASSIM DÁ PRA ENSAIAR PARA A MISSA.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Irmão, obrigado poe estas dicas...

    ResponderExcluir
  3. Olá, importante a iniciativa de vocês de montar um blog pra ajudar na escolha das músicas para as missas. No entanto, seria mais interessante e oportuno se se ativessem mais à liturgia. A maioria dos cantos não seguem a orientação oficial sobre a música na liturgia. São cânticos para grupos de oração e muito antigos e "batidos". Muito já se produziu no Brasil nos ultimos anos em termos de musica para a liturgia; músicas de qualidade e que respeitam as normas liturgicas. Seria muito bom se esse blog oferecesse a oportunidade dos grupos musicais renovarem o repertório, repito, muito "batido" em nossas assembléias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Padre, é justamente os cantos batidos e antigos que animam a assembleia. Que assembleia, em nossas paróquia espalhadas pelo Brasil, não exulta de alegria quando o grupo de cantos começa a cantar: "Te amarei Senhor...," ou " "Eis me aqui Senhor...". Concordo de que há cantos, lançados pela CNBB para que as músicas do Hinário que estava esquecido retorna-se para a Igreja, mas também acho que os cantos batidos, animam a assembleia.

      Excluir
    2. Yuri, as musicas só se tornaram conhecidas quando a gente cantar, logo, penso que as antigas são boas mas seguir a orientação Litúrgica é mais importante e nos faz mais unidos.

      Excluir
    3. Este blog é muito bom e procurar seguir sim a liturgia, as musicas sugeridas são sempre de acordo com o tempo, há bastante sigo este blog, é uma benção para mim. Acho o boletim nacional o domingo, perfeito, só que não sigo as músicas que vem neles, são próprias, mas particularmente, prefiro cantar por exemplo: as músicas de entrada devem ser bem alegres e animadas para que iniciemos a celebração animados...

      Excluir
  4. Esse blog tem ajudado também o Ministério de Música do Grupo de Oração Vida Nova, obrigada e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog. Sugerindo as músicas e ainda com os links! Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Amo esse blog !
    Eu canto no quarto domingo do mês, eu acho as músicas excelente.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desse blog,Parabéns pela iniciativa. Não acho que os cantos são batidos, são essas musicas que o povo gosta e canta, não adianta colocar uma musica na qual só o grupo de animação canta, afinal dizem que quem canta ora 2 vezes e na minha opinião é de extrema importância a assembleia participar por isso quando vou escolher os cânticos sempre escolho os mais conhecidos.

    ResponderExcluir
  8. Bernadete

    Padre, com respeito as suas palavras,canto nas missas desde os nove anos de idade e conheço vários cantos litúrgicos ;mas acho que não agradaria muito aos fiéis que hoje em dia na sua maioria são jovens.Se a igreja deseja tanto que seus fiéis não se debande para outras igrejas a gente tem que sempre se renovar e não ficar no passado.

    ResponderExcluir