segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Assunção de Nossa Senhora (18/08/2013) Cantos / Hinos para Missa





Liturgia do dia 18 de Agosto de 2013.

Oração do Dia

Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

1ª LEITURA

Leitura do Livro do Apocalipse

aAbriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança. ,Então apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.
Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. aA mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. 
abOuvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”. 

SALMO DE RESPOSTA

— À vossa direita se encontra a rainha,/ com veste esplendente de ouro de Ofir.
— À vossa direita se encontra a rainha,/ com veste esplendente de ouro de Ofir.

— As filhas de reis vêm ao vosso encontro,/ e à vossa direita se encontra a rainha/ com veste esplendente de ouro de Ofir. 
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ “Esquecei vosso povo e a casa paterna!/ Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
— Entre cantos de festa e com grande alegria,/ ingressam, então, no palácio real”. 

2ª LEITURA

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

—Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 
Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda.
A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. aCom efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”.

EVANGELHO

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 
Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Palavra da salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

SUGESTÕES DE CANTOS PARA A MISSA:

Entrada:
- A Escolhida

Ato Penitencial:
- Eu Confesso a Deus

Glória:
- Glória a Deus nas Alturas  
- Louvores a Deus - Liturgico 
- Glória, Anjos do Céu
Cifra e Video
- Hino de Louvor VI
- Gloria, Aleluia
- Glória a Deus nas Alturas
- Gloria a Deus no Céu e Paz na Terra 
- Este Hino de Louvor
- Glória a Deus nos altos Céus
- Louvores ao Pai

Salmo:
- Salmo 44
Cifra
 Audio

Aclamação:
- Aleluia, Quando estamos unidos 
Cifras e Video

Ofertório:
- Serei Teu
 - Só Em ti Viver
Cifra e Video

Santo:
- Deus é Santo 
Santo - Pe. Cleidimar Moreira
Hosana, Ao nosso Deus
-Santo, Santo é
Hosana, Ao nosso Deus

Paz:
- Aperte a minha mão
- Bom e Agradável
- Shalom, te amo

Cordeiro:
- Cordeiro de Deus
- Cordeiro de Deus (Opção 2)

Comunhão:
- Quando teu Pai revelou
CifraVideo

Pós-Comunhão:
- Mãe de Deus, Senhora da Paz  (Também pode ser usado na Comunhão)

Final:
-  Pelas estradas da Vida
-  Mãe, Mãe, Mãe (Também pode ser usado na Entrada)
- Mãe da Fé

5 comentários:

  1. Boa noite Lucas, gosto muito do seu blog e admiro essa trabalho que você faz de sugestão de hinos para a missa e nos mostra as leituras de cada missa. Queria sugerir que você gravasse as músicas tocadas na missa de envio da JMJ. Acho que elas foram compostas especialmente pra isso, mas são músicas bonitas. Se for possível fazer isso, eu agradeço. A paz de Cristo e o amor de Maria.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho de voces é importantíssimo na sugestão de cantos, com isso estamos evangelizando muito mais. Os cantos bem escolhidos de acordo com a liturgia, complementam toda a homilia e nos ajuda a entender melhor o que foi lido nas leituras e no evangelho. Nos levando a uma reflexão maior. Alegria e muita paz em seus corações.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! ótimas sugestões. Muita Paz em seu coração

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho! Ele tem nos ajudado muito na Liturgia Dominical!

    ResponderExcluir